NAS REDES

CONTATO

(21) 98106-2735
e-mail: contato@institutohabilitar.com.br

Avaliação Neuropsicológica

 

As avaliações têm como objetivo identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, no caso da criança, e nas diversas dificuldades neurológicas apresentadas no adulto ou no idoso. Há neste trabalho a utilização de instrumentos adequados a esta finalidade como, por exemplo, testes neuropsicológicos, escalas, questionários e observações clínicas.

 

A importância desses instrumentos reside, principalmente, na prevenção e detecção precoce de distúrbios, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo e possibilitando um mapeamento qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações.

 

A avaliação neuropsicológica pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades neurológicas, comportamentos psiquiátricos, alterações de conduta, problemas de desenvolvimento, síndromes e lesões acarretadas por inúmeras possibilidades e é recomendada a qualquer caso onde existe suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental.

 

Além das incapacidades, a avaliação neuropsicológica também é fundamental para uma leitura das potencialidades. Tanto no tratamento de crianças com altas habilidades, como da maneira que estas potencialidades ajudam a traçar os efetivos tratamentos das dificuldades.

 

A neuropscicologia pode contribuir para a inclusão social ao revelar que as dificuldades não limitam a vida de crianças especiais e sim apenas conferem necessidades que exigem novas estratégias de intervenção como recursos alternativos tanto em casa quanto na escola. A intervenção deve buscar minimizar essas dificuldades e promover aprendizagens.

 

Ao fornecer subsídios para investigar a compreensão do funcionamento intelectual a neuropscicologia pode instrumentar diferentes profissionais, tais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicopedagogos, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente. O conjunto dos instrumentos utilizados possibilita uma avaliação global das capacidades cognitivas, bem como das dificuldades encontradas por ela em seu desempenho no dia a dia.

 

Veja algumas das patologias que a avaliação neuropsicológica pode diagnosticar:

 

 

« especialidades